quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Equipe econômica de Dilma deve ser anunciada primeiro

O primeiro grupo de ministros a ser anunciado pela presidente da República eleita Dilma Rousseff devem ser os da área econômica, informa a Folha de S. Paulo.

A expectativa é que ela e o presidente Lula analisem juntos as opções para o Banco Central e os ministérios da Fazenda e do Planejamento na viagem que farão a Seul, para encontro do G-20, no próximo dia 11.

Segundo a Folha apurou, o objetivo é evitar a criação de um clima de desconfiança no mercado financeiro.

A petista já havia dito que anunciaria sua equipe em blocos, evitando o anúncio individual de nomes.

Lula já aconselhou Dilma a manter Guido Mantega na Fazenda e Henrique Meirelles no Banco Central. A presidente eleita, porém, ainda tem dúvidas, principalmente em relação ao BC.

Prefeitos ameaçam protesto - A Confederação Nacional dos Prefeitos só aguarda a presidenta eleita regressar do seu descanso da campanha, que começou ontem numa praia do litoral nordestino, para encampar uma rebelião. Os gestores municipais querem ouvir de viva voz o compromisso de que, a partir de janeiro, quando toma posse, os cofres dos municípios deixem de sangrar com os cortes do FPM.

Crise financeira atinge também a prefeitura de Caruaru

A queda de receita do FPM não é privilégio apenas dos municípios pequenos. Assustado com a previsão de seu secretário de fazenda de que a receita deste Fundo neste ano de 2010 será 19% inferior à de 2009, o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), começou a fazer corte de pessoal nesta quinta-feira.
Exonerou 370 ocupantes de cargos comissionados que, segundo ele, foram nomeados irregularmente pelo seu antecessor e deputado estadual, Tony Gel (DEM).
O afastamento foi uma determinação do TCE, contou o prefeito, que ele foi obrigado a acatar. Mas outras medidas de enxugamento da máquina já estavam sendo implementadas por uma comissão designada por ele para cuidar dos cortes.
A redução da despesa passa por contas de água, energia, telefone convencional e celular, aluguel de veículos, combustível, etc. E visa a manter a prefeitura no limite máximo de gastos com pessoal estabelecido pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) que é 54% da Receita Corrente Líquida.


Governo antecipa salário de dezembro e paga 13º de uma só vez

Boas duas notícias para os servidores públicos estaduais foram anunciadas hoje (03) pelo governador Eduardo Campos. A primeira é que o pagamento do 13º salário será feito de uma só vez, entre os dias 06 e 08 de dezembro. A segunda é que o salário do último mês do ano será antecipado e pago antes do Natal, entre os dias 21 e 23 do mesmo mês.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva concedida pela manhã no Palácio do Campo das Princesas.

“Isso é uma contribuição para valorizar o servidor público e é também uma contribuição para a economia, para animar o comércio, para dar tempo de contratar muitos funcionários temporários”, explicou o governador.

O Estado possui cerca de 170 mil servidores ativos e outros 40 mil aposentados e pensionistas. Cada folha salarial gira em torno de R$ 495 milhões. Conforme divulgado anteriormente, o pagamento do mês de novembro será realizado entre os dias 22 e 24 deste mês.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário