quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PREFEITO ALEXANDRE ARRAES CONVOCA OS AGENTES DE ENDEMIAS E COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARA ENFRETAMENTO A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE.



O prefeito Alexandre Arraes convocou o secretario municipal de saúde Valmir Lacerda, todos os profissionais de saúde para uma reunião para desenvolver uma ação conjunta de enfrentamento ao mosquito da dengue.
Alexandre pediu muito empenho de todos os envolvidos direta ou indiretamente na saúde para declarar guerra ao mosquito da dengue. As ações de combate já iniciaram na tarde da ultima segunda-feira (14/02) utilizando a ação UBV – Ultra Baixo Volume que consiste no trabalho dos agentes de endemias com bombas postais.
Foram executadas ações de borrifação nos quarteirões positivos que apresentam casos confirmados através de sorologia. É muito importante que as pessoas que apresentem sintomas da doença se desloquem até o posto de saúde mais próximo da sua residência.

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue, principalmente Aëdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).

O Aedes aegypti


O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.

Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite.

O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário